Hummer H2
A General Motors vai à guerra. A gigante norte-americana deseja invadir o mercado de automóveis com a nova versão da Hummer, o H2. O alvo é certo: destruir a concorrência dos SUV e conquistar esse território que, na Terra de George W. Bush, não pára de crescer. Apresentado em janeiro, no Salão de Detroit, o novo modelo da Hummer conta com dimensões menores e preço mais acessível que seu irmão maior, o H3. De qualquer forma, o pequeno Hummer ainda impõe respeito nas ruas e transmite ao motorista a sensação de estar invadindo Bagdá. Essa sensação tem uma clara explicação. O Hummer H2 é uma versão menor do modelo Humvee, carro de guerra do Exército americano. Apesar de toda essa truculência, o veículo foi uma das estrelas da feira de Detroit. Segundo especialistas de consumo de automóveis, esse sucesso tem uma razão de ser. Quando os EUA estão em guerra, a população deste país tende a comprar veículos mais potentes, a fim de se proteger de iminente ataques, mesmo que seja de forma inconsciente, e nada melhor do que ter um “mini-tanque” estacionado em sua garagem. O H2 segue o consagrado visual da marca. Linhas quadradas que transmitem poder fazem parte do modelo. Uma imensa grade dianteira feita de alumínio, na qual está acoplado um gancho, chama a atenção. “Nosso objetivo estava em trabalhar em cima do visual do H3 e fazê-lo ficar mais moderno”, afirmou o designer do H2, Christian Dotson, que considera o pequeno da Hummer “um veículo prático e luxuoso para todos os dias”. Para transformar o H2 em um automóvel menos militar, foi incorporado no console central uma tela de navegação com acesso a e-mail, além de CD player, sistema de DVD e teto solar. Apesar desses equipamentos, o interior do modelo se caracteriza pela simplicidade. Contudo, o espaço interno é invejável e se pode levar cinco ou seis pessoas confortavelmente. Outro ponto positivo é a posição do banco que oferece ao condutor uma excelente posição para dirigir. Falando em dirigir, esse é o melhor quesito do 4x4. Conduzir um veículo sabendo que somente o céu é o limite é uma ótima sensação. O H2 foi projetado para enfrentar todos os tipos de terreno em situações climáticas adversas, e ele realmente realiza com perfeição sua missão. Sob o capô, esconde-se um potente motor V8 de 6.0 litros que desenvolve 310 cv de potência. Apesar de toda essa cavalaria, o H2 acelera de 0 a 100 km/h em demorados 10s5 e atinge velocidade máxima de 178 km/h. Esse resultado pífio é resultado do peso do modelo de cerca de 3 toneladas, o equivalente a um pequeno caminhão. Além do peso e do motor, outros números do modelo são gigantes. Embora menor que o H3, como já foi citado, o H2 conta com 4,820 m de comprimento, 2,080 m de largura e 1,977 m de altura. O automóvel oferece 2 452 litros de capacidade de bagagens. Outra cifra surpreendente são os 121 litros de capacidade do tanque de combustível. De acordo com a General Motors, o veículo faz 5,7 km/l, o que faz abrir o sorriso das empresas de petróleo. Com essas cifras e um preço de cerca de US$ 60 000, o H2 é a arma que a GM apresenta para destruir as vendas do Range Rover, Lexus LX 470 e Lincoln Navigator. E, dependendo da boa receptividade do público no Salão de Detroit, essa guerra já está ganha.
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